
O MUNDO DA NEGA ANGELA
Há um mundo interessantíssimo aí fora ao alcance das pernas. Um mundo diverso, multifacetado, colorido que deve ser abordado sem preconceito. Precisa um tanto de curiosidade e outro tanto de disposição para enxergar. Se o caminhante tiver uma câmera em mãos, pode ser a do celular mesmo, volta carregado de imagens. Ao olhar atento quase tudo é digno de virar fotografia. Neste mundo circula a Angela, @nega_angela_ , e não à toa a maior parte de suas fotos é feita com o smartphone.
Hoje, quando as câmeras estão mais disseminadas pelo planeta - todo mudo é fotógrafo! -, o universo fotografável expandiu-se muito. A fotografia tornou-se uma forma de comunicação banal quando antes era destinada às memórias mais importantes. Tudo bem, sem nostalgias, as coisas mudam o tempo todo. Imagens clichê chegam de bando. Olha onde eu fui! Eu comi este sanduíche! Estávamos todos juntos! Lembra daquele dia? Ah, como eu te amo! Tudo bem de novo, nenhuma crítica às pessoas fotografarem e postarem o que bem quiserem.
No presente, as fotografias têm uma vida útil cada vez mais curta, enquanto uma sai do campo visual na telinha já vem vindo outra. Leva-se um segundo, ou menos, para fazer o feed se mover. Mas sempre tem uma imagem mais saborosa, uma que surpreende o olhar, se prende na retina e ganha uma duração maior na memória. Uma imagem captada por fotógrafos como a Angela que andam contra o fluxo óbvio, capazes de arrancar nacos suculentos de imagem do mundo visível. Com câmera e pernas, olhos e fome.
A exposição "O Mundo da Nega Angela" é feita de poucas fotografias grandes, fixadas na parede junto à escadaria do Viaduto da Borges, vai ficar um mês ali. São as pessoas que no seu trânsito diário se movem diante delas, como uma espécie de feed humano. Difícil não olhar. Cada imagem é uma provocação. Lado a lado elas propõem conversas em pequenos diálogos. Juntas revelam a Angela que compreendeu a fotografia como alegria de viver.
Fernando B. Schmitt, @fximiti, fotógrafo, professor de fotografia e curador da exposição "O Mundo da Nega Angela".
Porto Alegre, Novembro de 2022.

